Executado o projeto
proposto pela disciplina de Plástica I do professor Luiz Eduardo Borda, houve uma
análise do projeto segundo a teoria da Gestalt. Agora há uma comparação com a “Villa
La Rotonda – Palladio”.
A Villa Rotonda de Andrea Palladio fica
na Itália, perto de Vicenza, e foi construída na época do Renascimento em que o
racionalismo era de extrema importância. Ela, por sua vez, representa o modelo
de arquitetura clássico. O projeto é completamente simétrico e composto por um
bloco quadrado com uma cúpula encima. Ela apresenta todas as suas fachadas iguais com
pórticos idênticos. Sua estrutura obedece ao racionalismo e é geométrica.
Seu aspecto nos lembra um templo.
Já o projeto representado na maquete
se difere a Villa Rotonda em vários aspectos. Ele é um projeto modernista e
completamente assimétrico, composto por um volume, um plano vertical e um plano
horizontal. Não há a presença de uma fachada certa, pois, todos os lados da
maquete são diferentes devido a sua assimetria com ângulos diferentes. Além
disso, enquanto a Villa Rotonda demonstra influências clássicas, uma grande
preocupação com a decoração e nos lembra um templo, a maquete segue outros
princípios diferentes e parte de uma arquitetura mais funcional que ornamental;
um exemplo disso é a planta livre com influência de Le Corbusier.
Contudo, uma
similaridade é que as duas apresentam colunas, ainda que se diferenciem em seus
motivos, sendo na Villa principalmente por decoração e na maquete por
sustentação do plano horizontal. Outra similaridade é a de que tanto uma quanto
a outra tem a arquitetura em contraste com o paisagismo, ou seja, elementos
construídos em proximidade com elementos naturais. Tanto uma quanto a outra
conseguem fazer do contraste uma harmonia, equilibrando o espaço construído com
o espaço natural.
Sendo
assim, mesmo sendo propostas em momentos da história diferentes e por motivos
diferentes e com as suas diversidades, tanto uma quanto a outra seguem princípios
claros que permitem a percepção do observador. Podemos, assim, considerar as
teorias da Gestalt e repararmos que independentemente das diferenças podemos
analisar tanto uma quanto a outra a partir dos mesmos princípios e a partir
disso desenvolver as similaridades e as diferenças. E ainda que as diferenças
sejam muitas, tanto uma quanto a outra podem ser consideradas arquiteturas
equilibradas e harmoniosas.
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