quinta-feira, 8 de novembro de 2012

2.3. - Análise Visual da Maquete (Gestalt) / 1.4. - Croquis de estudo da maquete



Maquete - Volume, planos, coluna, árvore e rocha



Espacialidade

Organização dos elementos
Estudo segundo a Gestalt

            Segundo Dondis, “captamos a informação visual de maneiras diferentes”. E para desenvolver essa análise visual da maquete tive como referência a “Fundamentação Teórica da Gestalt”, extraída das obras de M. Wertheimer, K. Koffka e W. Köhller.

Esses autores participavam da Escola Gestalt. Esse movimento se preocupou principalmente com o campo da Teoria da Forma que tinha contribuição também nos estudos da percepção, da linguagem, entre outros assuntos. Eles faziam estudos e pesquisas experimentais para formularem suas teorias, tentando, em uma delas, explicar por que algumas formas agradavam mais que outras e por que vemos as coisas como vemos.
Segundo a teoria quando olhamos algo, nós vemos um todo e não as partes isoladas. Sendo assim, uma parte seria dependente da outra. Quando percebida uma forma ela estaria estritamente ligada com as forças integradoras de um processo cerebral. Tentando explicar essas forças integradoras, a Gestalt explica que o cérebro possui um dinamismo que procura estabilidade e tende a organizar as formas.
Sendo assim, os gestaltistas procuram por padrões que explicassem a ordenação e a estruturação das formas psicologicamente percebidas. E são esses padrões que usarei para fazer a análise visual da maquete.
As forças de organização podem ser de segregação, unificação, fechamento, boa continuidade, proximidade, semelhança, equilíbrio, simetria e pregnância.
As forças iniciais de segregação e unificação, sendo a primeira agindo em virtude da desigualdade de estimulação e a segunda em virtude da igualdade de estimulação. Para formarmos uma unidade é necessário um contraste. Na maquete a verticalidade se contrasta com a horizontalidade; sendo a verticalidade representada pela coluna, pelo plano vertical, pelas escadas e pela árvore e a horizontalidade pelo volume e pelo plano horizontal. Podemos representar esse contraste também pela matéria natural (árvore e rocha) em contraste com matéria construída (volume, escada e planos). Esses contrastes também são responsáveis pelo equilíbrio da obra, tendo em vista que ela se difere por linhas horizontais e verticais. Não há apenas verticalidade ou apenas horizontalidade, o que faz da maquete equilibrada e harmoniosa.
O fator fechamento ajuda-nos na formação de unidades, auxiliando a unir intervalos e estabelecer ligações. Esses fechamentos podem ser percebidos sem dificuldade no volume, pois, percebe-se de qualquer ângulo a formação de uma unidade. Já os planos vertical e horizontal têm fechamentos, mas a segregação da superfície não pode ser vista de qualquer ângulo. Sendo assim, o fechamento os transformam em uma unidade, mas a união de intervalos e o estabelecimento de ligações as vezes se torna difíceis.
A força da boa continuidade explica que toda unidade tende a se prolongar em uma mesma direção e com um mesmo movimento. Ela está presente em todos os planos da maquete, tendo em vista que ela é feita apenas por linhas retilíneas que, por sua vez, são mais estáveis que as curvas. Porém, de instante em instante a boa continuidade é quebrada com ângulos diferentes para a formação de um volume assimétrico. Mas ainda assim, sua presença é forte e nos ajuda a nos orientar na percepção das formas.
O fator da proximidade tende a fazer de elementos juntos uma unidade e de elementos separados o contrário. Essa força é quem faz da maquete uma única coisa. Ou seja, apesar de termos construções e elementos naturais, eles se constituem em uma unidade devido a sua proximidade. Porém, isso não elimina o contraste entre elementos construídos e elementos naturais, mas faz com que percebamos uma relação entre eles e vejamo-los como um elemento. Com isso, sabemos que os elementos naturais fazem parte da obra e não estão ali por acaso. O fator proximidade atua também sobre o plano horizontal que não toca o volume, mas por estar perto e se apoiar em uma coluna também perto e parte dele se sobrepor sobre o volume, o faz fazer parte da unidade geral da maquete.
O fator semelhança faz com que partes que tem igualdade de forma e/ou de cor tendem a constituir unidades. Esse fator é mais forte que o da proximidade, pois partes que estão perto tendem a ser vistos juntos, mas quando as partes têm qualidades em comum a constituição de unidade é maior. Porém, um fator não subtrai o outro. Partes podem constituir tanto semelhança quanto proximidade, podendo esses fatores se fortalecer ou se enfraquecer. No caso da maquete, os dois fatores se fortalecem, pois, o fator semelhança ajuda na constituição de unidade. Esse fator pode ser percebido nas cores neutras (bege e marrom) em toda a maquete e nas peças dos elementos construídos que são compostos por retas (não há a presença de curvas em nenhuma das partes).
            A pregnância é um “princípio geral” que abraça todos os outros citados. Segundo ele, a organização da forma pode ser feita não só por um dos fatores, mas por quantos fatores estiverem disponíveis para a visualização do observador. Ou seja, se tiverem vários fatores, todos eles vão contar para a resolução final da forma. Sendo essa resolução a resultante de todos os princípios, fatores e padrões estabelecidos naquelas partes. Portanto, a pregnância é percebida, como foi dito, em toda a parte da maquete.
            Ainda podemos pensar sobre a simetria que pode constituir um novo fator de constituição de unidade. Porém, esse fator não aparece na maquete, sendo a assimetria o fator de constituição de unidade, pois é ela quem rege os traços do projeto. Todos os ângulos do volume são diferentes e dos planos também.
            Sendo assim, a maquete pode ser considerada um projeto assimétrico que apresenta vários fatores de constituição de unidades que podem ser observados segundo os conceitos da Gestalt.

Referências: Gestat do objeto – Sistema de Leitura Visual
Aulas de Plástica I pelo professor Luiz Eduardo Borda



Croqui maquete - a partir da natureza


Foto maquete - 01

Croqui maquete - 01
Foto maquete - 02



Croqui maquete - 02
Foto maquete - 03         Croqui maquete - 03

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